Candidatos a prefeito em 2020 – Principais nomes das…
Faltam poucos meses para as eleições municipais de 2020 e embora a gente só saiba no 2º semestre os nomes que vão de fato concorrer as mais de 5 mil prefeituras no país alguns nomes já começam a aparecer. Entretanto, algumas cidades aidam faltam em muitos nomes tanto para os candidatos a prefeito como o de vereador. Afinal, a pandemia do novo coronavírus também atrasou as candidaturas. No caso da lista de candidatos a prefeito de Fortaleza 2020 ,por exemplo, faltam várias confirmações, assim como é o caso de outras cidades no Brasil.
São Paulo
Na maior cidade brasileira, o principal novato e ninguém menos do que o jornalista José Luiz Datena. O apresentador é apontado como possível candidato à prefeitura, embora não seja filiado a nenhum partido até agora outro novato em eleições é Filipe Sabará, do Novo, ele foi secretário municipal de assistência social durante a gestão de João Dória e presidente do fundo social do governo do estado até outubro de 2019, agora ele aparece como um dos possíveis candidatos à prefeitura de São Paulo.
Além deles temos também o atual prefeito da cidade, Bruno Covas, que vai tentar reeleição. e os deputados federais Celso Russomanno, Joice Hasselmann e Orlando Silva. Fecham a lista o ex-governador Márcio França e o líder dos sem-teto Guilherme Boulos. O PT segue sem nome definido e pode lançar uma chapa com o ex-prefeito Fernando Haddad e a senadora e ex-prefeita Marta Suplicy. Só que Haddad já disse que não pretende concorrer.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, berço político do presidente Jair Bolsonaro, também só há um novato na disputa pela prefeitura até agora: é o SEO do Flamengo, Fred Luz, que também trabalhou na campanha do presidenciável João Amoedo, do Novo, em 2018. Só que ele vai enfrentar nomes de peso como o atual prefeito Marcelo Crivella, o deputado federal Marcelo Freixo e o ex-prefeito Eduardo Paes.
Também pode entrar nessa lista deputado estadual Rodrigo Amorim, que ficou conhecido por quebrar uma placa com o nome da vereadora assassinada Marielle Franco.
Belo Horizonte
Já na capital mineira não tem nenhum candidato novo a prefeitura.
Até agora, todos os nomes lançados já disputaram eleições ou exerceram algum cargo público. O prefeito Alexandre Kalil vai disputar a reeleição.
A deputada federal Áurea Carolina, do Psol, que foi a vereadora mais votada em 2016, também é um nome provável para as eleições deste ano, assim como João Vítor Xavier, do Cidadania, que deve tentar fechar alianças com o DEM e o Patriota.
Além disso o Novo vai lançar a candidatura de Rodrigo Paiva, que em 2018 concorreu ao senado pela legenda. Paiva liderou a equipe de transição depois da vitória de Romeu Zema na disputa pelo governo de Minas Gerais. PT e PSDB devem lançar candidaturas próprias, mas ainda não definiram os nomes para a disputa. Em Curitiba, os eleitores devem ter apenas velhos conhecidos nas urnas em outubro.