Prouni – Como Funciona – Melhorias que fez para o Brasil

Entre sua criação e 2012, a PROUNI ofereceu mais de 1,7 milhões de bolsas de estudo. Com a criação do plano de desenvolvimento da Educação em 2007, o Sie começou a trabalhar em conjunto com o PROUNI.
 Os estudantes que tenham uma bolsa parcial de PROUNI (50% ou 25%) podem solicitar para financiar o resto das suas propinas mensais, garantindo a sua permanência em estabelecimentos de ensino superior privados. Vale a pena lembrar que os candidatos devem estar sempre ligados nas informações sobre quando sai o resultado Prouni 2020

Para apoiar a expansão e democratização do ensino superior, o governo federal investiu fundos públicos em dois programas para aumentar assentos públicos e privados:
* Financiamento de estudantes do Ensino Superior – Sie, ou Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Os estudantes estudam com financiamento do governo até a conclusão e têm um período de carência para o reembolso do montante emprestado de 18 meses a uma taxa de 3,4% por ano após a graduação.
* Universidade para todos os programas-PROUNI, ou Programa Universidade para Todos. Estudantes economicamente desfavorecidos recebem bolsas de estudo de 25%, 50% e 100% em instituições privadas superiores, e não há necessidade de pagar o governo após a conclusão.
No que diz respeito às Sie, os dados do último relatório divulgado pelo Tribunal de contas do Brasil mostram que 1.459 instituições faziam parte do programa em 2007. No final desse ano, o Sie tinha 467.600 contratos de financiamento ativos e pretendia emitir cerca de 700.000 contratos até o final de 2011.
Entre sua criação e 2012, a PROUNI ofereceu mais de 1,7 milhões de bolsas de estudo. Com a criação do plano de desenvolvimento da Educação em 2007, o Sie começou a trabalhar em conjunto com o PROUNI. Os estudantes que tenham uma bolsa parcial de PROUNI (50% ou 25%) podem solicitar Sie para financiar o resto das suas propinas mensais, garantindo a sua permanência em estabelecimentos de ensino superior privados.
Todos esses investimentos e programas públicos representam um novo momento no ensino superior brasileiro, que é mostrado no Censo do Ensino Superior.
Recenseamento do ensino superior e da nova era

Os dados do último censo do Ensino Superior Brasileiro (2011) mostram mudanças nas matrículas, divididas em duas categorias administrativas – pública e privada – e nas seguintes formas: educação cara-a-cara e educação à distância.
Registou-se um aumento do número de lugares no ensino público e privado, incluindo o ensino face a face e o ensino à distância. Estes dados indicam que o financiamento público e as Políticas reguladas pelo governo têm contribuído significativamente para a expansão do ensino superior no Brasil. Esta expansão pode ser vista nas seguintes categorias:
* Educação pública cara a cara, REUNI e IFETs: 33% de crescimento entre 2007, quando os programas foram criados, e 2011.
* Educação pública à distância, UAB: 77% de crescimento entre 2006, quando o programa foi criado, e 2011.
* Educação privada cara a cara, sie e PROUNI: 41% de crescimento entre 2002 e 2011.
Os indicadores mostram que o financiamento público, juntamente com várias políticas públicas, aumentou o número de lugares (e, portanto, a inscrição) em instituições públicas e privadas de uma forma única e constitui uma nova era do ensino superior no Brasil.